Image Hosted by ImageShack.us

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

São Pio de Pietrelcina


Traços Biográficos



Os PaisPadre Pio nasceu em Pietrelcina Benevento, em 25 de Maio de 1887, filho de Orazio Forgione, agricultor e de Giuseppa de Nunzio, dona de casa. Foi batizado no dia seguinte, na Igreja de Santa Maria dos Anjos de Pietrelcina, com o nome de Francesco.



A vocação religiosa.



A vocação religiosa, que sentira desde os mais tenros anos, foi amadurecendo e, aos 16 anos, em 6 de janeiro de 1903, dirigiu-se a Morcone, ao convento dos Capuchinhos; lá no dia 22 do mesmo mês, vestiu o hábito franciscano, recebendo o nome de Frei Pio.Em 18 de julho de 1909, na igrejinha do convento de Morcone, recebendo a ordem do diaconato.Por motivo de saúde, teve de interromper os estudos e foi para junto da família, em Pietrelcina. Não sendo bem vista essa permanência fora do convento, o provincial, padre Benedetto de San Marco in Lamis, também seu diretor espiritual, mandou chama-lo mais vezes,mandando-o ora para Morcone, ora para Compobasso.Frei Pio, obediente, ia, mas em pouco tempo era obrigado a voltar para Pietrelcina.



O Sacerdócio



Em 10 de agosto de 1910, em Benevento, foi ordenado sacerdote e no dia 14 do mesmo mês celebrou sua primeira missa em Pietrelcina.Nesses anos, trocou uma correspondência freqüente com seus dois pais espirituais, padre Benedetto da San Marco in Lamis e padre Agostino, também de San Marco in Lamis. Justamente por meio dessa correspondência conhecemos a ascensão espiritual de Padre Pio, entrelaçada de amor e sofrimento.Em 4 de setmbro de 1916, Padre Pio se trasnferiu para o convento de San Giovanni Rotondo, onde lhe foi confiada a direção do seminário Seráfico.



Os estigmas



Nos dias 5-7 de agosto de 1916, recebeu o dom da transverberaçãoe, pouco depois, em 20 de setembro, o dom dos estigmas. Tinha súplicado ao Senhor que eles permanecessem invisíveis, mas não foi atendido. Procurou oculta-los, mas não conseguiu. Por desejo da autoridade eclesiástica foi submetido a diversas visitas e controle médico.Iniciaram-se, então, acusações e calúnias contra os frades e, em especial, contra Padre Pio. Os primeiros foram acusados de fazer comércio ilícito dos estigmas de Padre Pio e de falsa propaganda; o outro, de impostura e moralidade dúbia.



O Caminho da Cruz



Em 2 de Junho de 1922, intervém pela primeira vez o Santo Ofício, que, entre 1924 e 1928, enviaria a San Giovanni Rotondo três visitadores apostólicos.Em 23 de maio de 1931, o Santo Ofício suspendeu Padre Pio de todo o ministério sacerdotal, com esxceção da Santa Missa, que ele devia no entanto, celebrar na capela interna do convento, somente com o acólito. Ao ser lido o decreto, Padre Pio ergueu os olhos aos céus e disse: "Seja feita a vontade de Deus"Padre Pio iniciou, assim, uma vida de completo isolamento.



Padre Pio retoma o ministério



Dois anos após a proibição, dia 14 de julho de 1933 o Santo Ofício devolveu a Padre Pio a licença para celebrar em público e a faculdade de ouvir confissões.Assim, Padre Pio iniciou um novo ritmo de vida. Dizia cedíssimo a Santa Missa, que geralmente durava cerca de uma hora e meia. Depois de um longo agradecimento, ouvia confissões de homens emulheres até o meio dia; à tarde, somente as de alguns homens, e passava o resto do tempo meditando e estudando.



A Casa Sollievo della Sofferenza e os Grupos de Oração



Em 9 de janeiro de 1940, à noite, na pequena cela de Padre Pio, presentes os doutores Carlo Kiswarday e Mario Sanvico, nasceu a idéia da construçõa da casa de Sollievo della Sofferenza, que posteriormente, no dia 19 de maio de 1947, tornou-se realidade, com o início dos trabalhos.Em 26 de julho de 1956 a casa foi inaugurada solenemente, com a presença do cardeal Giacomo Lercaro. Segundo as diretrizez de Padre Pio, na Casa Sollievo della Sofferenza, deveriam receber o mesmo tratamento o pobre e o rico.Outra obra altamente espiritual e benéfica, planejada e desejada por Padre Pio, foi a fundação dos Grupos de Oração, que, na intenção de Padre Pio, deviam ser viveiros de fé, que, centros de amor, nos quais o próprio Cristo está presente sempre que reunimos para a oração, o ágape fraterno, guiados pelos pastores e diretores espírituais.Ao mesmo tempo que surgiam e progrediam essas duas grandes obras de Padre Pio, uma para o alívio do corpo e outra para o alívio da alma. Padre Pio, de seu lado, esforçava-se para galgar o alto cimo da contemplação por meio dos sofrimentos interiores e exteriores. Toda a vida de Padre Pio foi caracterizada por um fenômeno místico, a chamada "noite escura".



Mais sofrimentos para Padre Pio



Em 12 de maio de 1947, durante a visita canônica, o padre geral da ordem verificou alguns abusos das ditas mulheres piedosas, na igreja e perto do confessionário de Padre Pio. Deu algumas prescrições para remediar esses abusos.Por volta de 1960, recomeçam as queixas, acusações, reclamações, sobretudo por causa do fanatismo de algumas mulheres ciumentas. Finalmente, colocaram-se microfones e gravadores na cela de Padre Pio, na salinha de encontro e no parlatório. Assim, em 30 de julho de 1960, chegou a San Giovanni Rotondo um outro visitador apostólico. Logo depois dessa visita canônica, foram determinadas algumas restrições pesadas ao exercício apostólico de Padre Pio, que as aceitoy em espírito de humildade e obediência.No dia 30 de janeiro de 1964, o cardela Ottaviani comunicou aos superiores da Ordem que o Santo Padre Paulo VI desejava que Padre Pio exercesse o seu ministério em plena liberdade.



Morte de Padre Pio



Em 7 de julho de 1968, Padre Pio teve um forte colapso. Desde então, sua saúde foi se agravando sempre.No domingo, 22 de setembro de 1968, celebrou-se solenemete, em San Giovanni Rotondo, o 50° aniversário dos estigmas de Padre Pio, com uma reunião internacional dos Grupos de Oração. Padre Pio, já extenuado celebrou a Missa solene, cantada.Por volta da meia-noite de 22 de setembro, o estado de Padre Pio agravou-se ainda mais. Ele chamou o superior. Confessou-se e recebeu o sacramento dos enfermos. Pediu perdão aos confrades pelos aborrecimentos e escândalos que causara. Quis que vestissem com o hábito religioso e o colocassem recostado numa poltrona.



Expirava santamente por volta das duas e meia da manhã do dia 23 de setembro de 1968.Depois da morte foi verificado o desaparecimento dos estigmas, sem o menor sinal de cicatrização.Ao cair a noite de quinta-feira, 26 de setembro, realizaram-se os funerais solenes. Depois, ele foi sepultado na cripta da Igreja de Santa Maria das Graças, em San Giovanni Rotondo.O túmulo de Padre Pio é alvo de fiéis e peregrinos que chegam ininterruptamente de todas as partes do mundo, para rezar e pedir graças.Em 20 de março de 1983, foi iniciado o processo para beatificação de Padre Pio. O tribunal Eclesiástico foi constituído em San Giovanni Rotondo, no Santúario de Santa Maria das Graças, e seus trabalhos se encerraram no domingo, 21 de janeiro de 1990.



Em sete anos interrogou 73 testemunhas e coletou uma respeitável documentação(104 volumes), que foi entregue à Congregação das Causas dos Santos. Em 13 de junho de 1997, os consultores deram parecer favorável a respeito do heroísmo de suas virtudes. No dia 2 de maio de 1999, Padre Pio foi proclamado beato por João Paulo II.E em um Domingo, 16 de Junho de 2002, Padre Pio foi canonizado por João Paulo II

Nenhum comentário:

Postar um comentário